Cabeçalho

RELÓGIO DE PONTEIROS EXCEL



Relógio de Ponteiros Excel

Olá. Neste post vamos aprender a criar um relógio de ponteiros no excel.
O relógio é formado por gráficos de dispersão, onde cada ponteiro é formado por dois pontos e uma reta ligando os mesmos. Cada ponto possui uma posição (x, y) no plano cartesiano, no centro onde os valores sao zero pra x e zero pra y. O ponto externo possui valores (x, y) que são calculados apartir do ângulo.




Vamos iniciar criando a tabela com os dados.

 
 
centro
externo
 
Pos. Atual
Ângulo
x
y
x
y
HORA
14
420º
0,00
0,00
0,52
0,30
MINUTO
54
324º
0,00
0,00
-0,41
0,57
SEGUNDO
27
162º
0,00
0,00
0,25
-0,76

Na tabela acima calculamos os valores para os ponteiros de horas, minutos e segundos.
A coluna posição atual representas os valores referente a hora atual do computador.
para calcular a hora utilizamos a função: =HORA(AGORA()), minutos: MINUTO(AGORA()) e os segundos: SEGUNDO(AGORA()).

Para calcular o ângulo referente a horas, multiplicamos o valor atual de horas por 360 e dividimos por 12 (360º é uma volta completa do ponteiro em graus e 12 são as possiveis posições que o ponteiro pode ocupar)

Para calcular o ângulo dos minutos e segundo faremos da mesma forma, porém dividimos por 60 ao invés de 12, pois uma volta completa do ponteiro corresponde a 60 minutos ou segundos.

Os valores de (x, y) do centro são sempre zero.

Para obter os valores de (x, y) externo calculamos através do seno e cosseno radiano do ângulo. Porém se usarmos as leis da trigonometria, nosso relógio ficara adiantado em 15 minutos. Para fazer esta correção basta simplesmente inverter a forma de calcular os pontos através do ângulo, utilizando o seno para calcular o valor de x e o cosseno para calcular o valor de y. Fica assim.
X=SEN(RADIANOS(D7)) e Y=COS(RADIANOS(D7)), onde D7 é o ângulo.

Uma forma de deixar o relógio mais elegante é reduzir o tamanho dos ponteiros, para não atingir a borda externa do relógio e deixar cada um com um tamanho diferente conforme o padrão. Basta apenas multiplicar os valores de x e y por um valor menor do que um. Multiplicamos por 0,6 os valores de para horas, por 0,7 os valores de minutos e 0,8 os valores de segundos.
ex: X=SEN(RADIANOS(D7))*0,7 e Y=COS(RADIANOS(D7))*0,7. Lembrando que os valores de x e y do mesmo ponteiro, devem ser multiplicados pelo mesmo valor.
 
 
 
Com a tabela pronta, inserimos o gráfico. Usaremos um gráfrico de dispersão, conforme imagem abaixo.
 
 
 
Apos o grafico inserido, clicamos com o botão direito do mouse sobre o mesmo e selecionamos a opção "selecionar dados...". Na janela que se abre clicamos em "adicionar", abrirá a jenela abaixo.
Nome da serie: Clicamos na célula onde está o nome do ponteiro neste caso "horas"
Valores de x da série: São os valores de x referente ao ponteiro de horas. Clicamos no valor de x do centro, pressionamos a tecla "Ctrl" e clicamos no valor de x externo.
Valores de y da série: São os valores de y referente ao ponteiro de horas. Clicamos no valor de y do centro, pressionamos a tecla "Ctrl" e clicamos no valor de y externo.

Repetimos os passos aciama para os ponteiros de minutos e segundos.


Fica conforme imagem abaixo.


Pressionamos ok e um gráfico estará formado, bastando formatar-lo. Apagar a legenda, Apagar as linhas de grade, formatar os eixos x e y com valores fixo de mínimo como (-1) e máximo (1) e apagar os mesmos.
Feito isso basta formatar cada ponteiro, clicando com o botão direito sobre o mesmo e clicando na opção formatar série de dados, onde vamos retirar os marcadores e aumentar a espessuras das linhas (ponteiros).

Os numeros externos das horas poder ser inseridas através de caixas de texto ou através de um circulo formado por pontos.
Para inserir um circulo de pontos listamos os valores das horas, de 1 á 12, um abaixo do outro, na coluna ao lado calculamos os ângulos de cada ponto, da mesma forma que calculamos anteriormente e após calculamos os valores de x e y externo, da mesma forma que já calculamos. Não é necessário os valores do centro de x e y, usaremos somente os valores externos.

Com os valores de x e y calculados vamos inserir-los no gráfico, clicando com o botão direito sobre o mesmo e clicamos em selecionar dados. Clicamos em adicionar, na janela que abrirá, em nome da série inserimos qualquer nome, em valores de x selecionamos os 12 valores que calculamos para x e em valores de y selecionamos os 12 valores que calculamos para y e pressionamos ok.

No gráfico clicamos com o botão direito do mouse sobre a linha que se formou e selecionamos a opção formatar ponto de dados ... , eliminamos a linha e definimos o tipo e o tamanho do marcador.

O relógio está pronto, porem podemos melhorar a aparencia, inserindo um plano de fundo ou imagem.

Acesse a pagina inicial do blog e tenha acesso a todo o conteúdo disponibilizado

Veja a Vídeo Aula

Baixe a Planilha Pronta


Caso o link da planilha não funcionar solicitar via email:
atualexcel@gmail.com